"Sem ciência e sem tecnologia um país será subjugado" fala frequente da Dep. Silvia fazendo todo o sentido agora.
Durante uma live transmitida nesta sexta-feira (18), a deputada federal do Amapá, Silvia Waiãpi (PL), fez um alerta contundente sobre a fragilidade do Brasil diante do cenário geopolítico atual. A parlamentar abordou a ausência de defesa nacional, a desarticulação econômica, o sucateamento das Forças Armadas e a falta de preparo das lideranças que comandam o país.
“Somos um país de dimensões continentais, mas estamos completamente desprotegidos. O Brasil não tem defesa”, afirmou.
Ao comparar o Brasil com as grandes potências globais, como os Estados Unidos, Silvia destacou o desequilíbrio de forças e a irresponsabilidade do atual governo ao se colocar em confronto com países de economia e poder militar amplamente superiores.
“Estamos falando dos EUA, maior potência econômica e bélica do mundo. Eles têm capacidade de financiar ou travar guerras, impor sanções e interferir em disputas globais. Já o Brasil, mesmo sendo a 10ª economia do mundo, tem um PIB 15 vezes menor que o deles. Quem sairá ferido dessa disputa é o povo brasileiro, porque os que estão no comando não sabem negociar, não conhecem a lei e acham que serão protegidos pelo STF. Não serão”, declarou.
SUCATEAMENTO DAS FORÇAS ARMADAS
Silvia denunciou o enfraquecimento intencional das Forças Armadas e a tentativa de desmoralizá-las perante a opinião pública.
“Sucatearam nossas forças armadas. Conseguiram induzir a população a ter ódio de seus próprios militares. Isso é parte de uma estratégia de enfraquecimento da soberania nacional. Com as sanções econômicas previstas para 1º de agosto e a possível adesão da OTAN, não poderemos alegar que estão interferindo na nossa soberania. Eles têm poder bélico. A China tem, a Rússia tem, os Estados Unidos têm. O Brasil, não”, alertou.
CRÍTICA À ATUAÇÃO DO STF E DO EXECUTIVO
A deputada também criticou duramente o Supremo Tribunal Federal e o Executivo, acusando-os de minar a autonomia das instituições e colocar o país em risco com decisões arbitrárias e alinhamentos geopolíticos perigosos.
“Estamos diante de um governo que provoca brigas desnecessárias, cerceia o direito de manifestação da população e tenta manipular a narrativa para parecer que está certo. Como acreditar num narcisista que solta estupradores e traficantes, dá segunda chance a criminosos e nega voz às vítimas? Isso é grave. E vai piorar.”
Para Silvia, cabe ao Congresso Nacional e ao Senado reagirem com urgência.
“Ou o Congresso acorda, ou o Senado acorda. Somos nós que temos que agir. Nem o governo, nem o STF vão resolver. São as atitudes deles que estão colocando o Brasil em risco.”
"NEM ARCO E FLECHA SALVARÃO O BRASIL"
Waiãpi finalizou a live com um apelo dramático e simbólico, revelando o estado crítico da estrutura de defesa nacional.
“Lula tem um ministro da Defesa, um comitê de Defesa Nacional. Onde estão essas pessoas? Não dá para chamar o povo para defender o Brasil de ataques que eles estão provocando. Como vamos nos defender de um ataque aéreo se não temos sequer combustível para treinar nossos pilotos? Se formos atacados, nem arco e flecha salvarão o Brasil.”
DENÚNCIAS SOBRE O DIESEL RUSSO E O SUCATEAMENTO ENERGÉTICO
A deputada também alertou sobre a compra de diesel russo pelo Brasil, importado via Porto de Santana, no Amapá, o que pode levar a novas sanções internacionais.
“Esse alinhamento com ditaduras e as restrições impostas pelo Ibama e pelo Ministério do Meio Ambiente à exploração de petróleo são dois lados da mesma moeda. Estamos sendo subjugados e escravizados, mesmo tendo todas as condições para sermos autossuficientes, inclusive com poder bélico. O que vemos é a execução de um plano de destruição do país. Precisamos reagir.”
Reconhecida por sua firmeza, discursos embasados e conhecimento histórico, Silvia Waiãpi reafirma a necessidade urgente de o Brasil se fortalecer em ciência, tecnologia e defesa nacional. Para ela, o momento exige coragem e ação.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
www.palavrasdeadrianagarcia.com
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor