cnews 2506 banner 500x100px
cnews 2506 banner 500x100px

 trator furlan

Gestão, resultado e povo: o tripé que fortalece Dr. Furlan. Foto: Junior Dantas.

Ao fazer uma avaliação das primeiras semanas do ano eleitoral e do desempenho da gestão do prefeito de Macapá, Dr. Furlan, neste curto espaço de tempo, percebo claramente que não se trata apenas de um modo acelerado de iniciar, fiscalizar e concluir obras. É, principalmente, a capacidade de liderança e de unir pessoas de várias vertentes em um projeto único, em prol de mudar o Amapá a partir da experiência de transformação da capital.

Ele não precisa prometer que fará algo, porque está cumprindo todos os dias. É o tipo de gestor público raro, que não espera ser cobrado para entregar e que não se importa em ser cobrado quando ainda não conseguiu entregar. Também possui uma capacidade de raciocínio, criatividade, estratégia e execução que não se encontra facilmente.

Ao acompanhar sua agenda, posso arriscar dizer que o Dr. Furlan tem um QI muito acima da média, uma memória de elefante, uma saúde física e mental impressionante e uma energia que só pode ser explicada de forma sobrenatural. Como ele mesmo diz: sua gestão é abençoada. E eu só posso acreditar que isso não é um jargão, mas algo que se prova a cada dia.

Na última semana, uma fala do vereador Gian do Nae me chamou a atenção. Ele disse que todos os vereadores aprovam a gestão do Dr. Furlan, mesmo não sendo da sua base, porque ele faz bem para a população, e esse também é o desejo dos parlamentares. Eles não têm como ir contra algo que está funcionando, que está fazendo bem para a população e que o povo está aprovando.

Assim, Furlan conseguiu virar o jogo usando a aprovação popular como principal poder de barganha quando precisa dos votos no parlamento. Se há algo mais democrático e politicamente saudável do que isso, eu desconheço.

Outro aspecto que ficou claro diante das obras de pavimentação anunciadas esta semana é que as contas da prefeitura estão em dia e ela está apta para ter aprovação pelo Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), decisão política que precisou e teve aprovação na Câmara de Vereadores.

Mas vou além. O jargão “ele não é um prefeitão não, ele é um pai” também pode estar muito além de uma frase de efeito e está provocando um impacto profundo se pensarmos no peso espiritual da paternidade. O pai é o responsável por dar a direção aos filhos. A ausência paterna tem sido um dos motivos de tantas pessoas viverem sem rumo.

O prefeito, sendo visto como um pai, significa que ele tem dado direção ao povo da cidade. Tudo fica mais claro e mais fácil de ser compreendido e praticado para chegar a um objetivo comum. Ele é pai de sete filhos, e isso mostra que é um papel que gosta de exercer. Parece mesmo que as cidades precisam de mais gestores-pais para acolhê-las, cuidar delas e dar-lhes direcionamento, determinando seu destino. E esse é o sentimento que a maioria das pessoas de Macapá experimenta há cinco anos.

Outro episódio que saltou aos meus olhos foi quando entrevistei uma criança de sete anos, a Maria Eduarda, e ela disse que queria abraçar o prefeitão, que era fã dele e que assiste todos os seus vídeos. Uma criança que mora na periferia assistindo aos vídeos de um político. Isso é revolucionário.

O Dr. Furlan conseguiu o segredo do simples que todos entendem: do mais velho à criança, do intelectual ao analfabeto. Ele foi o próprio estrategista de sua comunicação, ao encontrar o coração das pessoas antes de ocupar seus ouvidos e de ouvir suas vozes. Isso também é uma habilidade muito rara.

Outra característica admirável foi declarada pelo deputado estadual R. Nelson, que é a única voz contra o atual governo estadual e cujas emendas não são executadas por ser de oposição. Ele afirmou, em pronunciamento recente em evento da prefeitura, que o Dr. Furlan executa todas as emendas, venham de quem vier, de aliados ou de oposição.

Sendo assim, o prefeito escolheu priorizar o atendimento às demandas da população e não alimentar rixas políticas que acabam afetando as entregas e tirando do povo o direito aos serviços que seriam pagos com aquelas emendas. Ou seja, os interesses da população estão sempre acima de diferenças político-partidárias.

E, para completar os muitos feitos, o Dr. Furlan recebeu em sua equipe a ex-deputada federal Profa. Goreth, que durante 30 anos foi filiada ao PDT de Waldez Góes, hoje oposição a Furlan. Essa movimentação é emblemática, pois mostra que ele tem atraído pessoas que comungam dos mesmos propósitos e que entendem esse novo momento como oportuno para unir forças em torno de objetivos comuns.

Definitivamente, o poder está no convite para servir ao povo. E servir ao povo é a única garantia de poder, após a experiência da gestão do Dr. Furlan à frente da prefeitura da capital.

É exatamente isso que tem enlouquecido o status quo, enfraquecido os antigos caciques políticos e confundido poderosos que sempre confiaram no poder do dinheiro, da influência política institucional e dos acordos escusos para chegar e permanecer no poder.

Hoje, a população do Amapá está mais ligada em política de verdade do que em política partidária. Está mais voltada para o político do que para o partido, e mais focada em quem provou que prioriza o povo do que em quem provou que prioriza seus próprios interesses.

Não existem mais dois partidos fortes como no passado – PDT e PSB, o azul e o amarelo, Waldez e Capi. Hoje, existe o Furlan e sua gestão humanizada, e ninguém liga para o seu partido. Hoje existe o Furlan que tem em sua base uma ex-PDT e uma ex-PSB, e tem como oposição um grupo onde PDT e PSB estão juntos.

Existe um grupo que apostou no trabalho e no poder do apoio popular, e outro que apostou nas articulações meramente politiqueiras, de cunho e interesses pessoais. Existe um grupo coeso, unido em torno de uma liderança que aponta para um propósito, que sabe o que fazer e como fazer, e outro grupo sem cara, sem moral, sem identidade definida, cuja proposta é prometer o que nunca cumpriu e dizer que vai fazer o que nunca fez.

Adriana Garcia

Jornalista na Amazônia

Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor

qrcode adriana

prefeitura_macapa_2