A gestão do Dr. Furlan enxergou o potencial da GCM e valorizou, capacitou e estruturou a segurança pública municipal. Foto: Junior Dantas
Na manhã desta sexta-feira (1º), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, realizou mais uma importante entrega para fortalecer a segurança pública da capital. A cerimônia, realizada na Associação dos Servidores Municipais, reuniu grande parte do secretariado, vereadores, o deputado estadual R. Nelson, além de membros da corporação e da sociedade civil.
Mais armamento para uma Guarda mais protegida
O arsenal entregue inclui 30 pistolas Taurus TS9 (calibre 9 mm), 4 carabinas Taurus CTT9 (calibre 9 mm) e 4 espingardas CBC Pump Military (calibre 12), totalizando um investimento de R$ 315.152,38, oriundos integralmente do Tesouro Municipal. O novo equipamento se soma às 42 pistolas, 6 espingardas e 6 carabinas já fornecidas anteriormente, fortalecendo o trabalho ostensivo da Guarda Civil Municipal (GCM).
A iniciativa integra o Programa Macapá Mais Segura, criado para modernizar a corporação, garantir melhores condições de atuação aos agentes e oferecer mais proteção à população.
Com uma guarda armada, a garantia de maior proteção para os servidores e para a população. Foto: Junior Dantas.
“Antes, a Guarda se defendia com estilingue”
O prefeito lembrou a situação precária em que a GCM se encontrava antes de sua gestão sem qualquer equipamento de defesa:
“Quando assumimos a prefeitura, a Guarda de Macapá se protegia praticamente com estilingue. Nunca houve, em gestões anteriores, um olhar de valorização do servidor nem o devido investimento para que esses profissionais pudessem exercer seu trabalho com dignidade. Embora a segurança ostensiva seja responsabilidade do Estado, a capital, onde vive 60% da população do Amapá, decidiu assumir essa missão e garantir mais segurança para nossos cidadãos”, declarou Dr. Furlan.
Ele destacou que Macapá figura, pelo terceiro ano consecutivo, como o estado mais violento do Brasil, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e que a decisão política foi preparar a Guarda para enfrentar essa realidade dentro da sua jurisdição.
Decisões políticas acertadas e promessas cumpridas no comando da Prefeitura de Macapá sempre respeitando os servidores. Foto: Junior Dantas.
“Nossa gestão inseriu a Guarda na política pública de segurança com atuação real, capacitação, melhores salários – hoje, os melhores entre as capitais brasileiras – e armamento autorizado pelo STF, com treinamento técnico e supervisão da Polícia Federal. Além disso, investimos em tecnologia, com os totens de segurança pública, que já têm ajudado a capturar criminosos em áreas como a orla de Macapá”, explicou.
Próximos passos: capacitação, viaturas e concurso público
O prefeito anunciou que, ainda em agosto, novos guardas passarão por capacitação para uso do armamento e que a GCM receberá duas viaturas especializadas para atendimento de ocorrências da Lei Maria da Penha, reforçando o combate à violência contra a mulher.
Outro ponto de destaque foi o anúncio do concurso público para a Guarda Municipal, previsto para ser lançado ainda neste mês. O último certame foi realizado há 21 anos, e a expectativa é fortalecer o efetivo para ampliar a atuação da corporação.
Corporação passará por novas capacitações em agosto. O objetivo é que todos estejam aptos para usar os armamentos. Foto: Junior Dantas
Reconhecimento dos avanços
O comandante da GCM, Inspetor Santos, destacou que a corporação passou mais de duas décadas esquecida pelo poder público:
“Antes, éramos praticamente invisíveis. Com a gestão do Dr. Furlan, tivemos investimentos em armamento, viaturas e qualificação, algo essencial para nosso trabalho. Hoje podemos proteger a população porque primeiro nos sentimos protegidos”, afirmou.
O Inspetor Fernando Lourenço ressaltou cinco marcos que transformaram a Guarda Municipal:
- A inauguração da Central de Comando e Ocorrências (CCO);
- A instalação dos 10 totens de segurança;
- O acordo com a Polícia Federal que permitiu a corporação ser armada;
- A renovação da frota de viaturas e motocicletas;
- E o lançamento do Programa Macapá Mais Segura, consolidando todos esses avanços.
“Esses investimentos da entrega de hoje são 100% do Tesouro Municipal, sem emendas parlamentares, sem apoio do governo estadual ou federal. É o reconhecimento do potencial da própria Guarda, feito por um gestor que acredita na segurança pública municipal”, afirmou.
Parcerias e apoio político
O vereador Bruno Igreja ressaltou que a atual gestão foi a única a manter uma relação efetiva com a GCM:
“Antes eram promessas vazias. Hoje vemos resultados reais, com uma Guarda mais preparada para proteger a população. É motivo de orgulho ver investimentos feitos com recursos próprios do município”, disse o parlamentar.
O deputado estadual R. Nelson elogiou a iniciativa da prefeitura e criticou a falta de planejamento do governo estadual:
“O Amapá é um dos estados mais violentos do país e isso é reflexo da ausência de comando na segurança pública estadual. Se não fosse a PM e agora o reforço da Guarda de Macapá, a situação estaria ainda pior”, declarou.
Prefeito anuncia que ainda em agosto sairá o edital do concurso da guarda municipal de Macapá, depois de duas décadas do último. Foto: Junior Dantas.
Com a entrega do novo armamento, o anúncio do concurso público e os investimentos contínuos em capacitação e tecnologia, a gestão do Dr. Furlan reforça o compromisso de fazer de Macapá uma cidade cada vez mais segura para todos.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
www.palavrasdeadrianagarcia.com
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.