Um dia de vitórias para a gestão do Dr. Furlan e ele comemorou assinando duas ordens de serviço: saúde e educação no Bairro Jardim Açucena. Foto: Junior Dantas
A gestão do prefeito Dr. Furlan segue em ritmo acelerado, com obras e entregas em todas as regiões de Macapá. Nesta quinta-feira (17), duas novas ordens de serviço foram assinadas: a construção de uma Policlínica Municipal no bairro Jardim Açucena e a reforma e ampliação da EMEI Yalysson Andrade de Moura, que será transformada em um Centro de Ensino Fundamental, oferecendo educação até o 5º ano e ampliando o número de vagas.
A futura Policlínica será uma das maiores unidades de saúde especializada da capital, com 3.213 m² de área construída e atendimento de média complexidade. A estrutura vai reunir diversos serviços em um só lugar, incluindo consultas médicas, exames de imagem, laboratório, pequenas cirurgias, reabilitação e núcleos voltados à saúde da mulher, do homem, da criança e da população vítima de violência. O investimento de R$ 17 milhões é proveniente do PAC, resultado de articulação junto ao Ministério da Saúde com apoio do senador Lucas Barreto e dos deputados federais Vinicius Gurgel e Silvia Waiãpi.
Educação fortalecida com novo centro de ensino
A escola Yalysson Andrade de Moura, localizada no residencial Jardim Açucena, será ampliada com novas salas climatizadas, refeitório, jardim sensorial, banheiros com acessibilidade, cozinha moderna e reforma completa da estrutura física. Os recursos são 100% do tesouro municipal.
O secretário de Educação, Marcos Pantoja, destacou que em quatro anos e meio de gestão, 40 das 110 unidades educacionais de Macapá foram reformadas, reconstruídas ou revitalizadas. Ele também celebrou o avanço no índice de alfabetização, reconhecido recentemente pelo MEC/INEP, colocando Macapá como a única capital da região Norte a apresentar crescimento no indicador.
“Dr. Furlan, o senhor é médico por profissão, político por amor e professor porque todos os dias nos ensina algo novo”, declarou Pantoja.
Saúde descentralizada e com mais qualidade
A secretária municipal de Saúde, Dra. Érica, ressaltou o protagonismo da atual gestão em transformar a média complexidade em prioridade, mesmo não sendo obrigação do município. Ela destacou os avanços na saúde, como a reestruturação do Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes — que hoje realiza tomografias sem agendamento — e a construção de seis unidades de urgência e emergência.
Ministério da Saúde reconhece o trabalho da Secretária da SEMSA, Dra Érica, e o PAB que era de 2 milhões, hoje está em 80 milhões. Foto: Junior Dantas
“O prefeito não aceita ouvir que um processo está ‘tramitando’. Ele quer agilidade. E por isso hoje temos uma gestão que entrega. Desde o início, tivemos coragem de assumir responsabilidades e atender à necessidade real da população”, afirmou a secretária.
Ela também lembrou que a nova policlínica vai garantir dignidade para profissionais e pacientes.
Paulo Robson, representante da comunidade do Jardim Açucena, agradeceu pela construção da Policlínica do bairro, pois muitas vezes a pessoa não pode ir da zona sul para ser atendida no Papaléo, mas o prefeito está trazendo a policlínica para perto.
Reconhecimento e apoio político
Durante o evento, o senador Lucas Barreto afirmou que a gestão de Furlan “mudou a história de Macapá” e destacou a destinação de emendas para o município. Segundo ele, 60% dos recursos de suas emendas da bancada federal são reservados para Macapá, cidade que concentra a maioria da população do estado.
Estiveram presentes todos os articuladores: o Sen. Lucas, a Dep. Sílvia e Maria Luiza, representando seu pai, o Dep. Vinícius. Foto: Junior Dantas
Lucas Barreto ainda comentou a articulação com a deputada Silvia Waiãpi em favor da exploração do petróleo na Margem Equatorial, o que pode transformar a economia regional.
A Dep. Fed. Silvia Waiãpi dissse que o Jardim Açucena estava de parabéns, que pode contar com o seu mandato e o seu empenho. "Estou à disposição não somente para o Amapá, mas especialmente para a capital, Macapá".
A estudante de medicina Maria Luiza, representando o deputado Vinicius Gurgel, seu pai, afirmou que a nova policlínica representa dignidade e compromisso com quem mais precisa. “Essa obra é mais que concreto: é cuidado, é vida.”
Já a vereadora Elenice reforçou que o município hoje entrega saúde pública com padrão de excelência:
“No passado, 30% dos pacientes morriam por falta de tomografia. Hoje, o cidadão chega no Papaléo e faz o exame sem agendar. Isso é qualidade de saúde pública. E isso é só parte da transformação que estamos vivendo.”
O Vereador Bruno Igreja enalteceu a gestão: “A prefeitura de Macapá é referência. Estamos em julho, que é período de recesso na câmara de vereadores, mas estamos ladeados com o prefeito de Macapá, sabe por que? Nós temos um líder que trabalha de domingo a domingo para transformar a vida das pessoas dessa cidade. O secretariado e os servidores municipais são incansáveis, imparáveis porque o prefeito é um líder que não para de trabalhar ", declarou.
“Hoje é um dia que o trabalho prevalece”, diz Dr. Furlan
Encerrando a cerimônia, o prefeito Dr. Furlan afirmou que o dia representa um marco para o Jardim Açucena e para toda a cidade. Ele destacou a importância da articulação política para garantir recursos, o compromisso com a população e a capacidade da equipe municipal de entregar resultados concretos. Reconheceu o apoio do Senador Lucas Barreto, e dos Dep. Federais Vinícios Gurgel e Sílvia Waiapi.
Prefeito Furlan, que lidera com folga as pesquisas ao governo, assina mais ordens de serviço, numa gestão imparável. Foto: Junior Dantas
“Estamos entregando mais saúde, mais educação e mais dignidade. A policlínica vai descentralizar o atendimento e a nova escola vai ampliar o acesso à educação. Nosso compromisso é com quem mais precisa”, disse o prefeito. Ele disse que as obras vão gerar mais de 100 empregos diretos na construção e impactando positivamente a economia da região.
Paraná pesquisas aponta Dr. Furlan com ampla vantagem para o governo. e para o Senado, Dra Rayssa e Sen Lucas lideram. Foto: Junior Dantas.
Furlan anunciou que mais uma unidade do PAC Seleções foi aprovada: uma policlínica regional para atender Macapá, Santana e Mazagão. Ele agradeceu à bancada federal, especialmente à Dep. Profa Gorete e ao Dep Malafaia que lutaram por esse combo. O prefeito reconheceu a importância do apoio técnico do Rafael Bento, da Caixa Econômica Federal. Ele reafirmou o compromisso da gestão:
“Macapá já lançou três ordens de serviço do PAC. Aqui o trabalho não para. E hoje, mais uma vez, a saúde e a educação caminham juntas para transformar vidas”, finalizou.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
www.palavrasdeadrianagarcia.com
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor