Pacientes com mobilidade reduzida atendidos pela rede pública municipal participam do Mergulho da Inclusão. Foto: Albert. Soares
Na manhã deste sábado, 26, a Praia da Fazendinha foi palco da 4ª edição do Mergulho da Inclusão, um momento emocionante que reuniu mais de 60 pacientes atendidos pela rede pública municipal. A iniciativa integra o Festival Macapá Verão e promove lazer acessível nas águas do grandioso Rio Amazonas.
Equipe Multiprofissional acompanhou os pacientes do início ao fim das atividades. Foto: Albert Soares
Para garantir o conforto e a segurança dos participantes com deficiência ou mobilidade reduzida, a orla da Fazendinha foi especialmente adaptada. Rampas de acesso, esteiras, tendas, cadeiras anfíbias, boias, pranchas e coletes de flutuação foram disponibilizados, permitindo que todos pudessem vivenciar o banho de rio com dignidade.
Dra. Érica conversando com as mães. Uma gestão que chama as pessoas pelo nome e que está presente.
Além da estrutura física, a ação mobilizou uma equipe multiprofissional composta por técnicos de enfermagem, enfermeiros, educadores físicos, cuidadores, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A atenção foi individualizada, com foco no cuidado humanizado.
Crianças, jovens e idosos com mobilidade reduzida foram contemplados com a programaçao do Macapá Verão. Foto: Albert Soares
Outro diferencial foi a logística de transporte e apoio, oferecida por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Programa de Atendimento Domiciliar (EMAD) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Com isso, até pacientes acamados ou em tratamento contínuo puderam participar com segurança — do deslocamento até o retorno para casa.
Relatos que emocionam
Débora, mãe da pequena Isa, que tem paralisia cerebral e autismo, celebrou a importância do momento:
“Foi essencial estar com outras crianças com dificuldades semelhantes. Sair da rotina, mudar o ambiente, estimula muito o desenvolvimento delas.”
Família e profissionais de saúde viveram momentos inesqueciveis com os pacientes. Foto: Albert. Soares
Ébone, mãe do Bernardo, também compartilhou sua alegria:
“Foi um dia muito especial. Nossas crianças atípicas merecem esses momentos de lazer pensados para elas. Ver meu filho se divertindo foi só felicidade.”
Secretária de Saúde e sua equipe, garantindo um banho seguro para os pacientes da rede municipal.
Samayra, mãe do Léo, com múltiplas deficiências, não segurou a emoção:
“Foi um sonho realizado. Entrar com meu filho no rio sempre foi um desejo meu. Só tenho a agradecer à Prefeitura e à equipe do EMAD. Cada conquista dos nossos filhos é uma vitória. Participar disso é uma honra.”
Samayra tinha um sonho de poder tomar banho de rio junto com seu filho que tem múltiplas deficiências.
Elcione, mãe da Ana Sofia, também falou com entusiasmo:
“A Sofia ama esse momento. A gente conta as horas para o banho. Estamos muito felizes por ter esse apoio, essas cadeiras especiais e por ela poder entrar no rio com segurança.”
Para muitos pacientes, esse foi seu primeiro banho de rio. Um dia histórico. Foto: Albert Soares
Gestão inclusiva e comprometida
A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Érica, destacou que o Mergulho da Inclusão é um projeto da Prefeitura de Macapá que visa garantir o acesso de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos à Praia da Fazendinha com total segurança.
“Mobilizamos nossas equipes do EMAD e do SAMU para transportar pacientes que usam gastrostomia, traqueostomia, BIPAP. São pessoas que dificilmente teriam essa experiência sem esse suporte técnico. E aqui, tudo foi preparado com carinho para que essas crianças, seus pais e responsáveis pudessem viver esse momento de alegria.”
Sem dúvidas, um momento de muitas emoções ao lado dos pais que mergulharam junto.
Ela também destacou o trabalho conjunto da equipe eMulti, formada por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros:
“É uma ação que representa o que a saúde pública deve ser: acolhedora, eficiente e inclusiva.”
Bernardo tem TEA e se divertiu muito com o seu irmão gêmeo no mergulho e na areia também.
Como mãe atípica, Dra. Érica reforçou a importância do estímulo sensorial proporcionado pelo evento:
“O rio Amazonas tem uma densidade única, a sensação da água, da areia, da interação com outras crianças, tudo isso contribui imensamente para o desenvolvimento dessas crianças. E mais do que isso, dissemina a mensagem de que Macapá é uma cidade para todos — inclusive para quem tem mobilidade reduzida.”
Macapá Verão: um festival para todos
Sob a gestão do prefeito Dr. Furlan, a Prefeitura de Macapá mostra mais uma vez que inclusão é prática e compromisso. O Macapá Verão é feito para todos, e ninguém fica de fora.
Diversão para todos, e inclusão de verdade no Macapá Verão da prefeitura. Foto: Albert Soares
As emoções do sábado foram de empatia, cooperação, superação e alegria — vividas intensamente por pacientes, familiares e toda a equipe da saúde municipal que fez esse dia se tornar inesquecível.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
www.palavrasdeadrianagarcia.com
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor