
A pesquisa mostra não apenas a preferência do povo por uma pessoa, mas por uma gestão e por resultados entregues na capital.
Liderança consolidada nas pesquisas ao longo do ano
Ao longo de todo o ano, todas as pesquisas de intenção de votos no Amapá apontaram vitória do prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB). A pesquisa divulgada hoje, dia 9, confirma novamente essa tendência e mostra a liderança consolidada do médico, que está no seu quinto ano de mandato após uma reeleição histórica com 87% dos votos válidos.
Segundo o levantamento, Dr. Furlan aparece com 66%, enquanto o atual governador Clécio Luiz (Solidariedade) registra apenas 28%, mesmo contando com máquina pública, imprensa local, apoio do presidente Lula, dos senadores Davi e Randolfe, além do ministro Waldez Góes. Falta-lhe, porém, o essencial: o apoio do povo, que pelo andar da carruagem, continuará distante.
O déjà-vu de 2020 e o desgaste político atual
As previsões indicam que Dr. Furlan pode repetir a mesma proeza alcançada em 2020, quando, mesmo com tudo contra, o povo decidiu contrariar o sistema e derrotar o candidato Josiel apoiado pelo então prefeito e pelo grupo Alcolumbre, que controlava a máquina municipal e estadual.
Pelo visto, o “Jounjaro contrabandeado" presenteado à Alcolumbre pelo amigo Beto Louco, empresário ligado ao PCC também tirou o peso político de Davi Alcolumbre no próprio estado, onde a população demonstra estar cansada de uma política sem resultados práticos e duradouros na vida das pessoas.
O julgamento das urnas em 2026
O que estará em jogo nas urnas de 2026 não é apenas o favoritismo de um grupo político e a decadência de outro. Será também o julgamento de uma nova forma de gestão — uma gestão que entrega, que produz resultados reais, e que rompe com décadas de promessas não cumpridas.
O sentimento popular é claro: “já deu” para o grupo do atraso. O Amapá tem pressa para avançar, como já ocorre aos olhos de todos na capital. E o nome que simboliza essa revolução administrativa é o do Dr. Furlan. Por isso ele segue favorito, e até mesmo a oposição admite sua vitória como praticamente certa.
Além da intenção de voto, a diferença também está na rejeição:
- Clécio Luiz: 32%
- Dr. Furlan (Prefeitão): apenas 14%
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 6 e 8 de dezembro, com margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A crise no governo estadual e o dilema da base aliada
Esse cenário mostra que a vida dos contratados do Estado não será fácil — como já não tem sido. A base governista encontra-se numa encruzilhada entre tentar salvar o próprio mandato buscando votos entre os eleitores de Furlan ou continuar apoiando um governo desgastado, com alta rejeição e que não consegue melhorar nas pesquisas, apesar das aparentes vantagens políticas.
O governo estadual atravessa uma fase marcada por escândalos de corrupção, obras lentas e pouca entrega efetiva.
O contraste: entregas, obras e resultados em Macapá
Enquanto isso, o Dr. Furlan já entregou mais de 200 obras, quase 300 km de asfalto e mais de 130 km de pontes em áreas alagadas, implementando o maior plano de mobilidade urbana já visto.
Suas habilidades administrativas, seu carisma e seu trabalho diário e incansável estão sendo reconhecidos pelo povo — que sabe que cavalo selado só passa uma vez. E o Dr. Furlan é visto como esse cavalo selado capaz de promover uma guinada no Estado, assim como fez na capital.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.
