cnews 2506 banner 500x100px
cnews 2506 banner 500x100px

 

Em entrevista, a secretaria da SEMTRADI, Marciane Costa, fala sobre o programa de incubação de startups em Macapá

De 30 de setembro a 15 de outubro, empreendedores e inovadores de Macapá podem se inscrever gratuitamente no Programa de Incubação e Aceleração de Startups, iniciativa da Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi).

O programa é uma grande oportunidade para quem tem uma ideia inovadora capaz de solucionar problemas da cidade e gerar impacto positivo na coletividade. A prefeitura será parceira direta dos participantes, oferecendo capacitação, networking, estrutura física e conexões com investidores interessados em transformar boas ideias em negócios sustentáveis.

20 vagas e cinco meses de acompanhamento

Nesta primeira edição, o programa disponibiliza 20 vagas, sendo 16 imediatas e 4 para cadastro reserva. O processo de incubação e aceleração terá duração de cinco meses, com acompanhamento técnico e mentoria especializada.

De acordo com a secretária da Semtradi, Marciane Costa, Macapá foi a primeira capital da Região Norte a instituir um marco legal para startups, criando um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo.

“Após o marco legal, inauguramos o HUB Macapá, espaço de capacitação e conexão entre startups, instituições de ensino e agentes financeiros. Agora, com o edital, a prefeitura dá mais um passo importante, selecionando vinte startups — já constituídas ou ainda em fase de ideia — para participarem do programa”, explicou Marciane.

startups mcp

A gestão do Dr. Furlan está preparando a cidade para o crescimento e, especialmente, para a indústria de O & G

Apoio técnico, espaço físico e acesso a investidores

Durante o período de incubação, os selecionados poderão utilizar o espaço físico do HUB Macapá e contar com o suporte técnico de uma aceleradora, que auxiliará no amadurecimento dos projetos e na sua preparação para o mercado.

“Além da mentoria e da troca de experiências, os participantes serão apresentados a investidores que poderão aportar recursos para viabilizar as ideias. Ao final, haverá uma rodada de negócios para apresentação dos projetos desenvolvidos”, destacou a secretária.

Marciane também ressaltou que um dos setores estratégicos do edital é o de petróleo e gás, alinhado à necessidade de preparar Macapá para novas oportunidades econômicas — uma diretriz defendida pelo prefeito Dr. Furlan.

startups ap

O Hub Macapá foi inaugurado em julho deste ano e é um espaço para capacitaçoes e encontros de oportunidades e negócios.

Startups: soluções locais com impacto global

A secretária explicou que o termo startup se refere a uma empresa emergente criada para resolver um problema específico, geralmente com base tecnológica.

“Se você identificou um problema na cidade, proponha uma solução e transforme essa ideia em negócio. O edital contempla áreas como educação, cidades inteligentes, petróleo e gás, sustentabilidade e meio ambiente. Escolha o segmento que mais se conecta com você”, incentivou.

Para exemplificar, Marciane citou grandes startups conhecidas mundialmente:

“O Netflix mudou a forma de assistir filmes; o Uber, a de se locomover; e o Spotify, a de consumir música. Todas nasceram de uma ideia simples que usou a tecnologia para facilitar a vida das pessoas”, lembrou.

Amapaenses criativos e oportunidades reais

Marciane reforçou que o amapaense é criativo por natureza e que o programa é uma oportunidade para transformar boas ideias em negócios reais:

“A prefeitura quer ouvir você, apoiar suas ideias e ajudar a transformá-las em projetos que gerem renda e beneficiem toda a cidade.”

Como se inscrever

Para quem tiver dúvidas e quiser, pode ir presencialmente no HUB Macapá, localizado na Av. Padre Júlio, nº 1614, Centro, ou de forma online, por meio do edital disponível nas redes oficiais da Prefeitura de Macapá, os interessados terão todas as informações necessárias para se iinscreverem no programa.

O processo é simples: o candidato deve apresentar a documentação pessoal e um plano de negócios de até duas laudas, descrevendo a proposta e os objetivos do projeto. O material será avaliado por uma banca examinadora, que selecionará as melhores ideias para participar do programa.

“Essa é a hora de tirar sua ideia do papel e fazer parte da transformação que queremos para Macapá”, finalizou a secretária Marciane Costa.

Adriana Garcia

Jornalista na Amazônia

Colabore e anuncie onde você encontra conteúdo de valor.

qrcode adriana

prefeitura_macapa_2