O prefeito Dr.Furlan, e a primeira dama, Rayssa Furlan, levaram Macapá para o centro das atenções, no Macaé Energy.
Uma comitiva com cerca de 25 representantes do Amapá, liderada pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan, marcou presença de forma expressiva no evento Macaé Energy, que ocorre entre os dias 1 e 3 de julho. Integraram o grupo secretários municipais, vereadores, reitores de instituições de ensino superior, além de representantes dos setores produtivo e comercial do Estado.
O Macaé Energy é um dos principais eventos do país voltado para as indústrias de óleo, gás e energia. A participação da comitiva amapaense faz parte da segunda etapa do programa Conexão Macaé–Macapá, uma parceria entre as duas prefeituras para cooperação técnica e institucional.
Dr. Furlan mobilizou 25 pessoas. Na comitiva estavam secretários, vereadores, representantes do setor econômico e acadêmico.
A primeira fase do programa ocorreu em Macapá, no dia 4 de junho, com a visita do prefeito de Macaé, Welberth Rezende, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna. Na ocasião, foi assinado um acordo que servirá de guia para que Macapá se torne uma referência no desenvolvimento energético da região Norte.
Há cinco décadas, Macaé iniciou um processo de transformação com a exploração de petróleo, tornando-se a capital nacional do setor. Agora, com a iminente exploração da margem equatorial, o Amapá se prepara para um ciclo de crescimento semelhante, exigindo articulação entre os setores público, privado e acadêmico.
O objetivo foi aprender com quem já viveu esse processo e preparar Macapá para começar da melhor forma possível.
O prefeito Dr. Furlan foi o grande articulador deste intercâmbio. Acompanhado da primeira-dama, Dra. Rayssa Furlan, o gestor permaneceu por dois dias em Macaé, e já encontra-se de volta em Macapá. Parte da equipe segue na cidade fluminense em visitas técnicas a órgãos públicos e empresas ligadas ao setor, visando a troca de experiências e a aquisição de novos conhecimentos aplicáveis à realidade amapaense.
Mais de 700 empresas que envolvem a cadeia produtiva de óleo e gás, conheceram um pouco de Macapá e suas potencialidades
"A nossa agenda em Macaé está bastante intensa, com palestras, visitas a empresas do setor petrolífero e reuniões com a equipe da prefeitura local, focadas na troca de conhecimentos e no planejamento dos próximos passos desta parceria", explicou o assessor especial do gabinete do prefeito, Dr. Waldeir Ribeiro.
Equipe técnica da prefeitura de Macapá permanece em Macaé para visitas técnicas em órgãos da prefeitura.
Com o objetivo de tornar Macapá um polo atrativo para investimentos, Dr. Furlan também busca capacitar mão de obra local, garantindo que os amapaenses ocupem os postos de trabalho que surgirão com o novo ciclo econômico.
A atuação do Dr. Furlan no evento chamou a atenção de mais de 700 empresas representadas. O prefeito foi convidado a palestrar, oportunidade em que apresentou o potencial de crescimento de Macapá e defendeu os interesses do município.
Dr. Furlan prepara Macapá para se tornar a cidade do petróleo no Norte, gerando emprego e renda para a população local.
A disposição de aprender com quem já passou por experiências semelhantes demonstra o compromisso de Dr. Furlan em preparar Macapá para o futuro. Com uma gestão baseada em decisões técnicas e assertivas, o prefeito tem se consolidado como uma liderança estadual forte e cada vez mais mencionada como nome para o Governo do Amapá em 2026.
"Criamos a comissão de óleo e gás da cidade de Macapa para trabalhar em conjunto com Macaé. Preparando a nossa capital, que tem 60% da população, e a região metropolitana, que tem 75% da população, para que a gente faça a verdadeira transformação social. Nós queremos transformar a vida da nossa população, dando àquele jovem a oportunidade do melhor emprego. Nós estamos aqui para capturar oportunidades. O Amapá, o norte do Braisl não pode deixar que essa oportunidade passe. Nós precisamos fazer com que essa riqueza faça a verdadeira transformação social" disse o Dr. Furlan.
O prefeito Welbert Rezende disse, durante o evento, sobre a comitiva de Macapá: "O homem não brinca não. Poderia ter vindo sozinho, mas trouxe uma tropa, e eu gostei de ver o comprometimento do prefeito Furlan com o seu povo".
A parceria com Macaé visa justamente preparar Macapá para aproveitar plenamente essa janela de oportunidades aberta pela exploração da margem equatorial — um marco que poderá reposicionar o Amapá no cenário nacional.
Adriana Garcia
Jornalista na Amazônia
Anuncie onde você encontra conteúdo de valor.
www.palavrasdeadrianagarcia.com